31 de dezembro de 2019

LEITURAS DE 2019

Balanço das leituras de 2019.
Não foram tantas quantas as que desejei e muitos dos livros lidos não foram opção, mas, sim, seleção do Clube do Leitura.
Pertencer a um Clube de Leitura, com encontros mensais é fantástico, tem apenas um senão. Se por um lado, não me deixa tempo para ler o que tenho nas minhas listas, por outro permite-me ler livros que, certamente, nunca iria ler.
Selecionadas pelos membros do Clube de Leitura:

  • Uma cana de pesca para o meu avô, Gao Xingjian
  • O pianista de hotel, Rodrigo Guedes de Carvalho
  • Princípio de Karenina, Afonso Cruz. Um livro onde o autor "costura" Tolstoi, Dostoievski, Camilo Castelo Branco, Grimm, Aristóteles, a guerra do Vietname, as guerras religiosas, a globalização, a imigração e o produto é uma mensagem de esperança.
  • Carne crua, Rubem Fonseca
  • Lavoura arcaica, Raduan Nassar
  • O terrorista elegante, Mia Couto e José Eduardo Agualusa. Um livro que é uma lambarice que se devora numa dentada. No fim, fica o arrependimento de não ter sido saboreado devagar, durante muito mais tempo. Histórias de guerra com o amor como fio condutor das três histórias e muito humor.
  • Poesia de Adília Lopes

Em agosto, pude tirar alguns da minha lista e foi um mês dedicado às mulheres:




  • Aqui é um bom lugar, Ana Pessoa
  • Nunca para pior, Ana Saldanha
  • A bailarina e o leprechau, Eva Cruz
  • A gorda, Isabela Figueiredo
  • Atrás da porta, Teolinda Gersão
Outras, compradas para a Biblioteca Escolar e lidas antes de serem postas em circulação (adoro estrear livros!!!):

  • O gato, o Ankou e o Maori, Michel Rio
  • O autocarro de Rosa Parks, Fabrizio Silei
  • A terra de Ana, Jostein Gaarder
Releitura:
  • Os capitães da areia, Jorge Amado

Sem comentários: