24 de abril de 2020

DIÁRIO DE UM TEMPO DE MEDO XLII

Em tempo de confinamento e de lojas fechadas, as livrarias e editoras estão a passar um mau bocado. Apesar da possibilidade de se fazerem encomendas online e de os livros chegarem a casa sem que seja preciso sair, parece que o negócio da cultura vai mal. Então, são várias as atividades de promoção da leitura e dos livros nas redes sociais. Desde grandes promoções a passatempos e desafios, tudo é uma forma de não deixar esquecer os livros.
"Eu Leio em Casa" e a The Book Company inauguraram uma série de passatempos com oferta de um livro por dia. Em cada dia da semana, foi lançado um desafio a apelar à criatividade dos participantes, a partir de um livro. 
Hoje, o desafio para se ganhar um exemplar do livro Febre, de Nick Louth, cada participante teria de enviar uma resposta à pergunta: «Que livro me tem ajudado a lidar com este período de isolamento?».  
Decidi participar, tendo escolhido o livro Jalan Jalan, uma leitura do mundo, de Afonso Cruz.
E porquê?

Jalan Jalan é um livro onde se volta, se passeia, se saboreiam as palavras. 
Em tempos de confinamento, Afonso Cruz leva-nos a andar na rua, a viajar não só pelo mundo, mas, também, por outros livros e autores. E pela existência humana que tanto tem de fantástica como de contraditória. 
Em tempos de confinamento, Afonso Cruz faz-nos olhar o mundo com outros olhos e sentir como são importantes as pequenas grandes coisas da vida.

Sem comentários: