23 de março de 2020

DIÁRIO DE UM TEMPO DE MEDO XI

COVID-19: Novo balanço aponta para 23 mortes, 2.060 casos confirmados e 14 recuperados em Portugal

Notícia de hoje. Nada animadora. O estado de emergência deverá ser prolongado. 
Ordens do Ministério da Educação: a avaliação do segundo período tem de ser feita normalmente. À distância, pois claro!
E a gente burra continua a ser burra e a pôr em risco a saúde de todos. 
Ontem foi um tal passear na Póvoa de Varzim. Imagens de pessoas em grandes grupos a passear, como se de um domingo normal de verão se tratasse, circularam todo o dia. Foi preciso haver intervenção da polícia e proibições por parte da Câmara Municipal.
Hoje, em S. João da Madeira, testemunhado por uma das minhas irmãs, repetiu-se a cena. Passo a contar a primeira história:
Claro que as pessoas não podem ver um raio de sol e, hoje, foram muitos a inundar a cidade, desde manhã cedo. Então, há que ir sentar-se na esplanada de um café, que a tinha montada, para consumir o que se adquiriu na padaria ao lado. Tudo muito descansadinho! Entretanto, no exterior da padaria, mais um aglomerado de gente burra, copos de café nas mãos. Vem a polícia, manda dispersar e segue para outras paragens. Na passadeira, duas mulheres vêm juntas, em amena cavaqueira, veem a polícia, disfarçam e afastam-se, não vá irem presas! No entanto, ficam à cuca, atrás de uma árvore:
- Já foram embora - diz uma delas.
E lá seguem as duas, muito juntinhas, pois a conversa não pode ser interrompida. Qual polícia, qual quê! Qual Covid, qual quê! E, como não há duas sem três, um homem junta-se a elas (a três a roupa suja fica mais bem lavada!!!) e diz:
- Afinal, parece que temos mesmo de ficar em casa!
Mas não ficam! Será assim tão difícil entender isto?

Segue-se a segunda história:
O maravilhoso parque do Rio Ul foi fechado, hoje. O espaço é enorme, cheio de ar puro. Logicamente as pessoas pensaram que poderiam lá ir dar uma corridinha saudável. Pensaram mal porque pensaram todas o mesmo. E as corridinhas deram lugar a piqueniques e longos passeios de muita gente em amena cavaqueira.
Qual é a parte de TEMOS DE FICAR EM CASA que as pessoas ainda não entenderam?
LIVRA! (e isto é para ser bem educada porque na cabeça saiu outra coisa!)

PS: acabei de ver no jornal O Regional (são quase 22horas) que foi confirmada a primeira morte por Covid 19 em S. João da Madeira. https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=3182612485104699&id=188289671203677

Sem comentários: