10 de agosto de 2022

O QUE ACABEI DE LER


Um livro a várias vozes. Todas de mulheres. Negras. Feministas radicais. Amantes. Homossexuais. Exploradas. Lutadoras. Vencedoras.

Vozes de mulheres que são um grito de libertação das amarras impostas pelos pesos que têm de carregar: o peso da História, o peso da tradição, o peso da educação, o peso do machismo, o peso do sexismo. A herança de um passado traz-lhes, no presente, graves problemas provocados pela intolerância que elas terão de enfrentar com coragem, determinação e resiliência.

“por tudo isto, concluiu ele, ia certificar-se de que ela chegava ao topo mais depressa do que seria a norma porque ela merecia, que diferença fazia que só abrisse folhas de cálculo e nunca as pernas? Há muito que esses tempos tinham acabado, já não era assim que as mulheres subiam na carreia, e ainda bem, ressalvou logo, e então pôs-se a desfiar histórias dos seus vertiginosos tempos de hedonismo nos anos 80, quando ainda estava na Bolsa…” pág. 154

As suas estórias poder-se-iam resumir ao lema criado por Amma e Dominique para a companhia de teatro que criaram: “Resistir ou morrer”.

Esta expressão sintetiza toda a luta das mulheres pelos seus direitos contra a educação machista, contra a submissão aos maridos, porque a tradição o exige, contra a violência doméstica.

 “O teu pai é produto da sua época e da sua cultura.” (pág. 44)

“ela sim, saiu-se bem, não é como os irmãos mais velhos que nem sequer tinham de ajudar em casa ou lavar a roupa que sujavam, ao contrário dela, que passava as manhãs de sábado a fazer as duas coisas

Que eram sempre os primeiros a ser servidos, embora jamais tenham ajudado a preparar uma única refeição, e, por serem rapazes em idade de crescimento, ainda tinham direito a doses maiores…” pág. 232

“deu então início a uma campanha para pressionar Gilles a deixá-la trabalhar, porque ele continuava a teimar que mulher sua tinha de estar em casa, que era essa a ordem natural das coisas desde que havia memória

eu caçador – tu doméstica

eu ter salário – tu fazer o comer

eu fazer-te filhos – tu ficar a criá-los” pág. 303

Além dos problemas das mulheres em geral, as mulheres negras ainda têm de lutar contra a discriminação racial: “ao subir ao palco durante a sua cerimónia de graduação para receber o canudo e apertar a mão ao diretor da universidade diante de centenas de pessoas, mal imaginava ela que o seu grau académico com distinção obtido num país do terceiro Mundo seria inútil no seu novo país

sobretudo porque daquele rolo de papel-pergaminho constavam o seu nome e a sua nacionalidade

mal imaginava ela que as cartas de rejeição para os empregos a que iria candidatar-se chegariam no correio com tal regularidade que queimá-las no lava-louça tornar-se-ia um ritual”, pág. 180

Sendo mulheres negras, homossexuais e com problemas com identidade de género acresce a luta contra o preconceito e a homofobia.

Com uma enorme força narrativa, o romance de Bernardine Evaristo expõe claramente, por vezes de forma dura e crua, por vezes de forma tocante e de uma sensibilidade extrema, uma sociedade multicultural xenófoba, racista e discriminatória, repensa as questões de identidade, de género e de classe social e revela os contrastes do mundo e a sua falta de equilíbrio, deixando, no entanto, uma mensagem de esperança: “o poder que a instrução tem de transformar vidas.” pág. 262

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